Quem Somos


Fachada do prédio

Perfil

A Rádio Imperial situa-se no município de Nova Petrópolis, conhecida como cidade Jardim da Serra Gaucha e das malhas, com mais de 130 malharias. Opera na freqüência 104,5 e está localizada em modernas e amplas instalações na Avenida 15 de Novembro, 1924 – sala 306.

A Imperial é a primeira e única emissora de Nova Petrópolis, com sua planta transmissora instalada no morro de Linha Imperial, a mais de 900 metros acima do nível do mar, operando com potência de 50 Quilowatts ERP (potência efetivamente irradiada), cobrindo mais de 250 municípios de Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, transmitindo música, informação e alegria durante as 24 horas do dia. Pela internet é uma das três emissoras mais acessadas no Estado, com participação por e-mail de vários Estados e países. Em 03 de maio de 2002 começou a operar a nova planta transmissora com 67 metros de altura.

A Imperial responde com sua programação à herança cultural alemã, italiana, gaúcha e mesmo sendo uma emissora de FM, constitui-se numa rádio eclética, com total envolvimento comunitário, com serviços e características de uma emissora AM, no sentido de prestar serviços as mais diversas comunidades abrangidas, unindo-as e fortalecendo–as através de informações e notícias.

A Imperial tem praticamente toda a sua programação musical escolhida através de seus ouvintes, que participam pelo telefone ou pelo site, solicitando as músicas de sua preferência, fazendo homenagens para os familiares e amigos.
Outro fato marcante da emissora é a transmissão de bailes e festas, pois é quando a Imperial deixa os seus estúdios e vai de encontro aos seus ouvintes e anunciantes, transmitindo os melhores momentos dos acontecimentos sociais e culturais de cada região.

Fundação
A Rádio Imperial foi fundada no dia 06 de outubro de 1989.

Direção
A Imperial está sob a direção de Eugênio Spier e Ursula Spier, gerência administrativa Karin Spier e gerência comercial de Luiz Alberto Reidel.

Programação
A partir das 05:00 horas fazem parte da programação musical da emissora, bandinhas, música alemã, italiana e gauchesca, sempre com a participação do ouvinte, até as 12:00 horas.
A programação do meio – dia, consiste em informações dos municípios de toda a região, com avisos, recados, boletim hospitalar, notícias e um completo roteiro dos bailes e festas que irão ocorrer.
A partir das 13:00 outra vez o ouvinte tem a sua participação na programação da emissora, participando de sorteios, e fazendo os seus pedidos musicais.
À noite mantêm-se o estilo com inúmeras participações com programação ao vivo até as 24 horas. A partir deste horário até as 05 da manhã é acionado o piloto automático com muita música, informação e a hora certa.

Festa
Em outubro de cada ano, mês do aniversário da emissora, a Imperial reúne no Parque Jorge Kuhn em Picada Café milhares de pessoas de várias regiões do estado e fora dele, que vem para participar da grande festa, quando se apresentam os melhores grupos musicais que fazem parte da programação diária da emissora.

Cobertura
A cobertura da Imperial na freqüencia 104,5 se estende por praticamente todo estado do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina.
Com a cobertura pela internet, a Imperial conquistou ouvintes das mais diversas localidades, como Estados Unidos, México, Colombia, Venezuela, Argentia, Chile, Uruguay, Paraguay, China, Japão, Portugal, Espanha, Itália, Polônia, Alemanha, França, Austria, Reino Unido, Noruega, Finlandia e todos estados do Brasil.